sexta-feira, 13 de novembro de 2009

O Dia de São Martinho

O magusto na nossa escola

No dia de São Martinho, depois da aula de Expressão Plástica, fomos fazer o magusto.
Os meninos do 4º ano, turma A, deitaram a caruma no chão e em seguida, todas as turmas ajudaram a deitar as castanhas em cima. A professora Olga pôs o lume. A fogueira, ficou com lume muito alto. Foi divertido ouvir os estalos das castanhas. Quando o lume já estava quase apagado, os meninos do 4º ano, saltaram a fogueira. A Cátia, o Ronaldo e eu espalharam melhor as castanhas com a ajuda de paus.
Cada menino tinha um cone para deitar as suas castanhas. Logo que o lume apagou, as castanhas ficaram cozidas e deitámos as castanhas nos cones.
Enquanto a fogueira estalava, cantámos canções sobre o magusto.
Quando tirámos as castanhas ficámos com cinza nas mãos. Para nos divertirmos mais, começámos a esfregar as mãos na cara. Ficámos todos sujos.
Foi divertido comer castanhas, ficar cheirando a fumo e ficar enfarruscado.



Roberto


Hoje, fizemos o magusto na nossa escola.
Tivemos de pôr a charuga, depois as castanhas e tapá-las muito bem com charuga.
As professoras acenderam o lume, pois é as crianças não devem fazê-lo.
Quem quisesse saltar a fogueira, podia porque as professoras autorizaram, mas, só os meninos maiores. Eu saltei muitas vezes.
O fogo estava quase a apagar e as castanhas ainda não estavam bem assadas e tiveramde pôr mais lume à volta.
O lume apagou-se e à vista ficaram as castanhas com muita cinza. Comemos as castanhas e começámos a pintar a cara com cinza.
Foi uma tarde muito divertida.



Maria Laura

Para fazermos o nosso magusto, foi necessário ter caruma e castanhas.
Saímos da escola, deitaram a caruma no chão, no meio as castanhas bem espalhadas e por cima tudo tapado novamente com caruma. É muito fácil fazer um magusto. O lume foi posto em várias partes e logo tudo ardia. Ficámos tão contentes quando a professora disse que podíamos saltar a fogueira, como antigamente as pessoas faziam no dia de São Martinho.
Ouvimos as castanhas crepitarem.
Quando a fogueira apagou, nós fomos tirar as castanhas para os nossos cones.
Saboreámos as castanhas bem quentinhas e fizemos trapalhadas com a cinza.
Foi uma bela tarde de São Martinho.



Mariana


Fizemos um magusto na nossa escola.
Enquanto estávamos na aula de Expressão Plástica, os nossos colegas do 4º A prepararam tudo para as castanhas serem assadas. Quando nós descemos para o campo. a charuga já estava posta e cada turma foi lá colocar um punhado de castanhas. Alguns meninos da Pré deitaram só uma castanha.
Acendemos a fogueira e as castanhas começaram a estalar.
Divertimo-nos muito a saltar a fogueira, tossimos muito com o fumo, mas não fez mal a ninguém.
Quando as castanhas ficaram assadas, cada menino foi pôr no seu cone 10 castanhas, mas no fim sobraram muitas e quem quis foi encher o cone. Comemos as castanhas e em seguida esfregámos a charuga queimada nas mãos e fizemos brincadeiras uns aos outros. Ficámos todos pretos.
Gostei muito do magusto

Filipe


A Escola Doutor Clemente Tavares festejou o Dia de São Martinho, fazendo um Magusto.
Tinha duas filas de charuga, numa fila, todas as turmas puseram castanhas em cima e depois a outra fila de charuga foi posta em cima das castanhas.
A professora Olga e a professora Madalena e ainda a Directora ajudaram a acender a fogueira e puseram lume em cima das castanhas.
Quando a fogueira estava quase a apagar os alunos do 4º ano saltaram por cima da fogueira com muito entusiasmo. Quando terminou o fogo, todos os alunos tiraram 10 castanhas para dentro do seu cone.
Depois de termos comido as castanhas, fizemos partidas uns aos outros com a cinza que ficou.
Gostei muito deste dia.



Daniella


No dia 11 de Novembro, fizemos o magusto na escola.
Todos os meninos deitaram as castanhas em cima da charuga. Os professores acenderam a fogueira. Quando o fogo estava acalmando os meninos começaram a saltar por cima do magusto.
Quando eu já tinha saltado, eu fiquei muito aflita com o fumo e comecei a chorar. A professora levou-me para um sítio com ar puro e eu fiquei melhor.
Depois fomos comer castanhas Algumas estavam mal assadas, mas eu gostei. Os meus colegas também queriam pôr-me aquela coisa preta na cara mas eu fuji.
Na carrinha, quando fomos para casa a Angelique pegou nas castanhas que tinha no cone e passou na cara para ficar preta.
Gostei muito da festa do S. Martinho.



Olena

Sem comentários:

Enviar um comentário