sexta-feira, 5 de junho de 2009

A Freira da Madeira



Assistimos na nossa escola a uma palestra sobre a Freira da Madeira. Esta palestra foi dirigida pela Doutora Isabel do Parque Natural da Madeira. Ficámos a saber muitas coisas, sobre esta ave marinha.
A Freira da Madeira faz os seus ninhos nas zonas altas da Madeira, como no Pico do Areeiro. É a ave mais ameaçada da Europa. Ela quando é pequenina tem pêlos e depois cresce ficando parecida com a mãe, com penas acinzentadas e uma mancha branquinha à volta do pescoço.
O seu bico é grosso e forte, para poder apanhar os peixes para comer. As patas são parecidas com barbatanas. Ela vive no mar, brinca e faz tudo lá. O ninho é a única coisa que faz em terra. Ela escava e faz um buraco no solo e põe o seu ovo.
Esta ave é endémica da Madeira e está em perigo, por isso:
- AJUDEM A FREIRA DA MADEIRA.

(Daniella)


A Freira da Madeira, constrói o seu ninho nas montanhas altas da nossa ilha. Esta ave é conhecida em todo o mundo por Pterodroma da Madeira.
A Freira da Madeira está em perigo, porque existem predadores que a ameaçam, como os ratos, os gatos, o gado. Hoje, existem à volta de oitenta casais. Ela põe um ovo cada ano e se o predador o destruir, só volta a ter outro, no ano seguinte.
Juntos, temos que ajudar esta espécie.
Esta ave é muito parecida com a Freira do Bugio. A diferença entre elas é que a Freira da Madeira, faz o seu ninho nas zonas altas e a do Bugio, faz nas rochas perto do mar. A Freira do Bugio coloca o seu ovo nas Desertas. Quando a Freira do Bugio está no mar, a da Madeira está em terra.
Gostei muito de conhecer esta ave.

(Angelique)


A Freira da Madeira é uma ave marinha. Ela faz tudo no mar; brinca, dorme e come lá. Só vem à ilha da Madeira para fazer o ninho e pôr o seu ovo. É uma ave pequena e tem um bico muito grosso para poder alimentar-se dos peixes. Tem cor cinzenta com uma manchinha branca e parece uma freira do convento. Os ratos e os gatos destroem as aves e os ninhos, por isso temos de salvar as Freiras da Madeira, colocando gatoeiras e ratoeiras à volta da zona onde fazem os ninhos.
As Freiras da Madeira são muito parecidas com as do Bugio. As do Bugio são maiores.

(Bibiana)

A Freira da Madeira é cinzenta e branquinha.
Ela apanha o peixe e come-o com muito sal. Por isso tem dois orifícios perto do bico, para que não passe o sal para o seu estômago. Tem membranas nas patas, parecidas com barbatanas que a ajudam a aterrar sobre o mar.
É uma ave marinha. Faz tudo no mar. Ela só existe na Madeira e não a encontramos em mais nenhuma parte do mundo. Faz o ninho no Pico do Areeiro a cerca de 1600 metros de altitude.
Para fazer o ninho, escava até dois metros de profundidade e só põe um ovo.
Na década de 60, foi considerada uma espécie em extinção Os ratos eram muitos e comiam os ovos e as freiras. Por isso existe um programa de combate, para salvar estas aves.
Todos nós podemos colaborar na protecção da Freira da Madeira. Ela é a única espécie no mundo, temos de protegê-la.

(Mariana)

Sem comentários:

Enviar um comentário